Cinco anos após lançar seu segundo álbum a Age of Artemis chega agora ao seu terceiro álbum intitulado "Monomyth". Ao longo desses cinco anos a banda passou por mudanças significativas em sua formação.
O baterista original Pedro Senna deu lugar ao talentoso e versátil Riccardo Linassi, Nathan Grego foi substituído pelo técnico e virtuoso Jeff Castro e o incrível Alírio Netto cedeu seu posto de vocalista para o jovem e esforçado Pedro Campos (ex- Hangar, Soulspell) e que aqui entrega uma performance espetacular, prezando mais seus vocais melódicos. Pedro realmente foi a escolha certa para assumir os vocais.
A parte lírica do álbum é baseada no conceito do monomito, também chamado de "Jornada do Herói", que é um conceito de jornada cíclica presente em mitos, de acordo com o antropólogo Joseph Campbell. As letras foram compostas pelo baixista Giovanni Sena com contribuições de Pedro e Riccardo.
A parte instrumental está impecável, bastante técnica e cada instrumento está perfeitamente alinhado. A banda desde seu primeiro álbum vem apresentando uma evolução sonora bastante perceptível, um Power/Progressive Metal com elementos de música brasileira.
A produção ficou a cargo de Giovanni e a mixagem e masterização foram feitas por Damien Rainaud em Los Angeles. "Monomyth" é na minha opinião o disco mais maduro e coeso da banda até o momento, apesar das mudanças significativas na formação eles conseguiram manter sua essência e evoluir.
Os grandes destaques do disco são "Helping Hand", "Lightning Strikes", "Endless Fight", "What Really Matters" e a balada "A Great Day to Live". Vale a pena conferir mais esse incrível trabalho da Age of Artemis!
Track List